domingo, 21 de maio de 2017

Projeto Vitalização Orla Guaíba . Desenvolvimento e Turismo . Ecologia e Qualidade de Vida . Matadouro São Geraldo . Guaíba City .



     Esse  projeto tem como principal meta vitalizar a  região  da  orla da  cidade de Guaíba , resgatando um espaço fantástico , e ao mesmo tempo , buscando o desenvolvimento social e econômico . Um novo pólo gerador  de  qualidade de vida e ecologia , vitalizando , também , o aproveitamento do patrimônio arquitetônico e histórico da cidade .  


Área do Antigo  Matadouro São Geraldo   da cidade de Guaíba . 



     O prédio em estilo " suíço-germânico " , construído por  Frederico Linck  em 1927 , serviu de matadouro e saladeiro no ciclo do charque em Guaíba . Foi desativado em 1972 e tombado pelo município em 1998 como Patrimônio Histórico ( Lei 1.433/98 ) . Agora , passa a ser  tombado pelo Estado como Patrimônio Cultural . 
     A propriedade particular possui entorno oficialmente demarcado e protegido . No entanto por  falta de manutenção  o prédio está se desmanchando .
     Sendo assim este importante Patrimônio Histórico e Cultural , localizado na margem do Guaíba , na divisa dos bairros Centro e Ermo , apesar de tombado , corre o risco de desaparecer .
Veja a  localização  no mapa .
( Fonte :  Gazeta Mercantil  .  6/4/2012 )   






Estrutura Arquitetônica e Meio Ambiente .
     Ecologia e qualidade de vida : um binômio  inseparável .
     A estrutura arquitetônica preservada , dentro de um novo planejamento urbanístico , preservação e manutenção do meio  ambiente .





    Tenho observado nesses  últimos anos , aquela área parada e  improdutiva bem no  centro da orla  da  cidade . É  fácil visualizar  um  grande potencial turístico e , consequentemente  econômico , somando na  qualidade de vida e  geração de  novas frentes de trabalho e  investimentos na cidade .
     Dentro do prédio , poderíamos ter :

a - Lojas 
b - Praças de  alimentação
c - Restaurantes 
d - Salas de aula 
e - Teatro , cinema , museu ( Exemplo : Museu do Matadouro , Museu do Charque . )  

     Na parte  da  frente , área verde  de lazer , palco fixo para eventos : teatro e música .
     Nas laterais , área verde e material esportivo .
     Na parte da frente , na direção da praia , revitalizar a área do porto do Matadouro .

Vitalização da Área do Matadouro São Geraldo - Meio Ambiente e Qualidade de Vida . Participe do abaixo-assinado .



     A cidade está em pleno processo de  desenvolvimento , com um grande número de empresas já  estabelecidas  .







Grandes empresas estabelecidas em Guaíba .Veja abaixo alguns exemplos , bem como alguns projetos criados para o aprimoramento linguístico de seus colaboradores - English Course .  

CMPC - Celulose Riograndense .
CMPC - English Course Globalization 2017 .








Thiessenkrupp Elevadores .
Thiessenkrupp - English Course . Globalization 2017 .






AirProdutcs
AirProdutcs - English Course - Globalization 2017 .








Ambientaly




Hotel Ibis - Guaíba City .

     Somando nossas forças , potencialidades e recursos , podemos fazer um mundo melhor , podemos buscar soluções , podemos buscar alternativas em todos os setores da atividade humana . A qualidade de vida é pra todos nós .  É claro que não posso esquecer saúde e educação . Desenvolvimento e ações sociais geram melhor qualidade de vida . 

Projeto Inglês para todos .

Projeto e Idealização 

Prof. Mario Dutra 

English in Company : CMPC , AIR PRODUCTS , DATACOM , ThyessenKrupp Elevadores , Brazil Estrangeiro , WOBBEN WINDPOWER  e outras .

Hospital Regional de Guaíba . Rotatória X Saúde Publica .


32 comentários:

  1. Registro 22.05.2017 .
    Somando nossas forças , potencialidades e recursos , podemos fazer um mundo melhor , podemos buscar soluções , podemos buscar alternativas em todos os setores da atividade humana . A qualidade de vida é pra todos nós .

    ResponderExcluir
  2. Já consultaram os proprietários?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho ideia de quem seja o proprietário daquela área . Seria o momento de dialogar com o município para tornar aquele espaço produtivo , gerando uma série de recursos positivos para a cidade .

      Excluir
  3. Ana Amelia Bittencourt Acho que a prioridade é a saúde e a educação, depois vem o turismo. Até concordo que tem arrumar a nossa cidade mas primeiro a saúde e a educação pq o regional está um declínio e ninguém faz nada só pensam na beleza da cidade.

    ResponderExcluir
  4. Rafael Teixeira Obra só pra desviar dinheiro público, fazer como fizeram com mercado público de Guaíba está lá abandono caindo os pedaços porque não investem lá para os produtores rurais vender seus produtos..

    ResponderExcluir
  5. Lukas de Almeida A propriedade é privada, cabem aos proprietários avaliarem a potencialidade de negócio.

    ResponderExcluir
  6. Cesar Barcellos Penso que as ruinas poderiam ser eliminadas, talvez aproveitando só a fachada, e transformar toda a área num condomínio de luxo.

    ResponderExcluir
  7. Sei lá mais areá de alimentação lojas fica vago porque o nosso mercado publico esta,lá atirado as trassas e está tomando o mesmo rumo do matadouro link,o certo é fazer um Hospital,ou asilo´ e do mercado publico sim um shoop center,tem tamanho e salas é só modernizar .abraços

    ResponderExcluir
  8. Marcio Euzebio Lopes Bacana ali seria fazer um shoping, tipo o total que era um fábrica de cerveja abandonada

    ResponderExcluir
  9. Luiz Florisbal realmente ficaria legal,so que o predio chegou a um nivel de ruina q ficaria inviavel qualquer reforma.

    ResponderExcluir
  10. Paulo S. Villanova Villanova Espaço pode ser atualizado e recuperado para um mega schopping com espaços para bares noturnos ... Jogos diversos.. Cinemas.. Área perfeita.

    ResponderExcluir
  11. Iara Leite A área é linda, mas até onde eu sei é propriedade privada, não?

    ResponderExcluir
  12. Ens Tolotti Henrique O antigo Matadouro São Geraldo, construído por Frederico Linck, em 1927, foi considerado tombado e parte do Patrimônio Cultural do Estado do RS, em 2012. Revitalizar e restaurar o prédio histórico sou muito a favor. Agora, shopping, me poupem, né? Poderia ser integrado a passeio turístico com o Catamarã. Tem mil coisas legais que podem ser feitas (um centro cultural, cinema, teatro bares, etc). Basta vontade e disposição dos governos municipal e estadual. http://www.gazetacentro-sul.com.br/noticia.php?id=9263 (Fonte: Gazeta Centro Sul)

    ResponderExcluir
  13. Juliosantos Julio daqui uns dias vao la colocam pro cham e vao coloca mercado ne e bem assim e nimguem vai faze nada como senpre

    ResponderExcluir
  14. Rodrigo Franco De Moraes Assim como outros prédios abandonados, como o antigo mercado público ao lado do camelo, temos que investir em mais empregos utilizando esses lugares. Ótima ideia

    ResponderExcluir


  15. Juliano Bittencourt
    Porto Alegre, Brasil
    Aquela área, apesar de tombada como patrimônio histórico, está largada às moscas. As possibilidades são inúmeras de aproveitamento. É possível que sirva para promoção de atividades culturais ou educacionais, além de atrair turismo para Guaíba, gerando também renda para o município.

    ResponderExcluir


  16. Susane Schmidt
    Guaíba, Brasil
    É importante preservar nosso patrimônio histórico e cuidar da memória do município de Guaíba.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Ricardo Luisi, Porto Alegre, Brasil
    Pois, concordo com a idéia de valorização dos espaços públicos de Guaíba e valorização da cultura local.

    ResponderExcluir
  19. MATADOURO SÃO GERALDO
    O Matadouro São Geraldo teve forte influência na economia guaibense. Sua fachada (ou o que restou dela) nos remete a um passado de prosperidade em nosso município.
    Em 1916, os irmãos Linck adquirem uma área de 12 hectares no bairro Ermo. É um belo terreno, com entrada para a rua que margeia o Lago Guaíba. Em seu interior tem uma nascente que proporciona água corrente o tempo todo. Um espetáculo de propriedade que segue praticamente nas mesmas condições até os dias de hoje.
    No ano da emancipação de Guaíba, em 1926, iniciam-se as obras do prédio no terreno. Em estilo “suíço-germânico”, foi projetado por Christiano de La Paix Gelbert (arquiteto que trabalhou na Prefeitura Municipal de Porto Alegre de 1925 a 1953). Gelbert foi contratado por Frederico Linck para projeção e execução da obra.
    Em 1927 o Matadouro São Geraldo é inaugurado, com um maquinário de alta tecnologia, originário da Europa, fazendo com que suas instalações estivessem entre as mais modernas do Estado.
    No matadouro produziam-se charque, linguiça, salame, sebo para as fábricas de sabão, graxa para uso doméstico, chifres, cascos e cabelos para fabricação de pentes e pincéis. Os materiais eram extraídos de suínos, ovinos e bovinos.
    Em 1972 o matadouro teve suas atividades encerradas. Apesar de ser uma construção sólida, está sendo deteriorado pelo tempo. Tombado pela Prefeitura Municipal de Guaíba em 1999, vários projetos já foram feitos para exploração econômica e cultural da área. Entretanto, até hoje, nada foi feito.
    Suas ruínas fazem parte de um cenário que em pouco tempo, se não tomadas as devidas providências, estará apenas na lembrança dos guaibenses.
    Fotos: Carlos Nobre Museu
    Pesquisa: Biblioteca Darcy Azambuja

    ResponderExcluir
  20. Ana Maria Pereira Gostaria de ver o matadouro como um shooping com preservação da fachada,vom centro cultural:um teatro, vinema Ateleir para desenvolver arte e cultura e lögico com lojas ,ârea de alimentação e estacionamento.Guaíba precisa crescer.

    ResponderExcluir
  21. Marilú Amaral Que eu sei esta área tem dono, mas caso a Prefeitura consiga tratar com o dono para uma restauração só quem ganha é a cidade,o lugar é lindo,a arquitetura Antiga linda,linda, se eu fosse dona daquele lugar,só permitiria,restaurar se manterem a arquitetura original,sem mudar um tijolo,para q permaneça como foi desde sua construção é oque penso.mas acho que o local já foi tombado como patrimônio histórico mas acho q o direito do dono ñ pode ser tirado.

    ResponderExcluir
  22. Ana Maria Pereira Gostaria de ver o matadouro como um shooping com preservação da fachada,vom centro cultural:um teatro, vinema Ateleir para desenvolver arte e cultura e lögico com lojas ,ârea de alimentação e estacionamento.Guaíba precisa crescer.

    ResponderExcluir
  23. Ana Maria Pereira Com centro cultural,cinema ,atelier

    ResponderExcluir
  24. Ligia Dias Chemale Arquitetonicamente lindo ! Uma pena estar praticamente em ruínas !

    ResponderExcluir
  25. Francisco Argenton Tem que trazer industria e destruir os prefios historicos e remordenizar a cidade

    ResponderExcluir
  26. Alexandre Diefenthäler Já mandei uma mensagem ao jornal "Gazeta-Centro Sul" pelo email indicado por eles para sugerir uma pauta de reportagem para o caso do Matadouro. O endereço de email é esse: website.gazeta@gmail.com. Uma mobilização já pode começar aqui, pela rede social, com apenas cinco minutos para mandar a mensagem!

    ResponderExcluir
  27. Fernando Penna Alexandre, desculpa uma coisa de cada vez, o Mercado e o Hospital são do bem publico é nosso portanto e nós permitimos que esses bósta fechem tudo, o Matadouro será uma proxima etapa é Bem particular da familia Link , vendo nosso sucesso nas duas causas anteriores tudo começara a se modificar na nossa terrinha, mas nos preparemos amigo será peleia das grandes.

    ResponderExcluir
  28. É um dos pontos com o maior potencial de ser o mais bonito da cidade! Precisamos fazer alguma coisa a respeito! Se alguém tem algum vereador com quem tem contato, mande o link não apenas dessa publicação e peçam providências! Já mandei para os jornais também!

    ResponderExcluir
  29. Sobre o prédio do matadouro, acredito que primeiro tem indenizar os donos, não deve ser pouco dinheiro, ou fazer uma parceria para exploração comercial entre o município e o proprietário, mas antes disso eu colocaria em Guaíba a saúde como prioridade, estamos muito mau nesse assunto, então priorizando as necessidades com políticas públicas com os pés no chão, entendo que após ajustar a saúde Guaíba poderemos pensar em outro tema. Moisés Delgado

    ResponderExcluir
  30. Rinaldo Sanguanini da Silva Improdutivo e inviável, basta conhecer a estrutura e ter noção de custo de obra. Mas para gastar dinheiro público os parasitas de verbas dirão o contrário.

    ResponderExcluir
  31. Maria Da Graça Nunes Uma maravilha da cidade vê se ñ podiam reformar fazer uma área de lazer e até comercial ,porém destruir e melhor.

    ResponderExcluir